sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sistemas de Proteção Para o Computador


Quase tudo dentro de um PC é feito usando eletricidade. Ela é convertida em processamento, usada para gerar lasers, que lêem e gravam CDs e DVDs, transformada em pulsos magnéticos, usados para gravar dados nos platers do HD, convertida em sinais e rádio pela placa wireless ou em sinais analógicos pelo modem e placa de som, transformada em luz pelo monitor e assim por diante.

A mesma eletricidade que mantém seu PC funcionando pode ser também o grande vilão que o fragiliza durante o uso normal e o destrói durante as tempestades. Chegamos então aos guardas da muralha, os filtros de linha, estabilizadores e no-breaks, responsáveis pela sua proteção. Vamos a eles ;).


Filtro de linha


Filtros de linha são dispositivos que tem como finalidade proteger o pc de picos de energia e ruídos na linha, que são impurezas que estão na rede elétrica geradas por equipamentos de grande porte como motores. Este dispositivo não estabiliza a tensão da rede elétrica. Normalmente o filtro de linha mais comum tem a aparência de uma barra de tomadas (extensão)  com um varistor (componente eletrônico) que faz a função de filtrar.
Existem filtros de linha de melhor qualidade e com maiores níveis de proteção como o da figura abaixo, que avisa se ele esta realmente filtrando.

Estabilizador de tensão


Este equipamento tem a finalidade de proteger o seu PC contra variações nas tensões elétricas e também funcionar como um filtro de linha.
O estabilizador vem ajustado para fornecer para o equipamento elétrico uma determinada voltagem, ex. 120Volts, se ocorrer uma variação para cima ou para baixo deste valor ele tenta manter a voltagem de saída sempre a mesma, mas isso tem um limite, se a variação for muito alta ele não vai funcionar.

Ex: 10volts para cima ou para baixo do valor determinado, ele não consegue estabilizar.

Um item muito importante que devemos observar ao adquirir um estabilizador é a sua potencia que é medida em VA (volt/ampere). Temos que saber quantos equipamentos iremos conectar no estabilizador, para não ultrapassar a potencia máxima que ele nos fornece.
Exemplo:

·          Monitor de vídeo de 15 polegadas        -       consumo de 100VA
·          CPU padrão                                              -       consumo de 200VA

Para ligar esses dois dispositivos temos que ter um estabilizador de 300VA.
Não se deve ultrapassar o valor de potencia do estabilizador, porque ele não vai funcionar direito e pode queimar.


            No-Break


Equipamento que evita que seu computador seja desligado com a falta de energia elétrica, ele mantém ligado por um determinado tempo, que varia de acordo com tipo de no-break, utilizando uma bateria interna.

Quando acaba a energia elétrica na entrada de tensão do aparelho, uma placa eletrônica detecta e transfere a saída para o circuito que contem a bateria, esta fornece tensão para um transformador que converte para a voltagem de saída do no-break, 110 volts por exemplo.

Ao retornar a energia essa transferência se inverte a energia de entrada passa para a saída, e um circuito elétrico se encarrega de recarregar a bateria.