sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Correias

Correias

As correias são utilizadas para interligar vários pontos do motor, fazendo com que estes pontos se movimentem com sincronismo.
Nos temos varias correias, a correia dentada (sincronismo de funcionamento do motor, e a correia V e POLI V,  do alternador, da direção Hidráulica e do ar condicionado.
Estas correias são conectadas em uma determinada polia do motor que tem a finalidade de movimenta-la, e consequentemente movimentar outro componente nelas conectadas.
Agora vamos conhecer cada uma dessas correias.

Correia dentada

Ela é assim chamada porque tem saltos como se fossem dentes, que se encaixam em uma polia própria para ela.
Composta por borracha, cordonéis de fibra de vidro e tecido de proteção para os seus dentes, a peça, que é conhecida tecnicamente por correia sincronizadora, começou a ser usada no início dos anos 60, durante o lançamento de motores nos EUA.

















Essa peça, de extrema importância, atua no motor do veículo, ligando o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando-os e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato. Também mantém o sincronismo entre o virabrequim (que transfere a força do motor às rodas) e o comando de válvulas (responsável pela entrada e saída de gases no cilindro). 

Quando a correia se rompe, em geral por desgaste não constatado pelo usuário, esta sincronia de trabalho entre os dois componentes é afetada. As válvulas começam a se movimentar de forma desordenada e os pistões permanecem trabalhando (subindo e descendo) sem critérios.
 A conseqüência pode ser catastrófica, os pistões e válvulas podem se chocar, ocasionando o empenamento das válvulas e danos ao cabeçote.

Quando a correia se rompe com o motor em movimento, o carro pára imediatamente, como se o motorista o tivesse desligado. Isso acontece porque os ciclos de alimentação e de escape do carro se interrompem e, neste caso, é possível que, na subida do pistão (para expulsar os gases da combustão) a válvula não recue no tempo certo, o que pode acarretar o empenamento de suas hastes. Pelo mesmo motivo, também são prováveis, danos nos pistões e demais componentes, causando um enorme prejuízo. 

A substituição da correia é relativamente barata quando comparada à retífica de cabeçote e à troca das válvulas amassadas. O valor médio da troca de uma correia, incluído a mão-de-obra é de R$ 150,00; já a retífica fica, em média, R$ 3.000,00, 20 vezes mais caro. Além disso, fazer a troca da peça antes que o problema apareça dá bem menos dor-de-cabeça para o motorista.

Como a durabilidade da correia dentada varia de acordo com cada carro, para evitar o seu o rompimento, verifique suas condições e efetue a substituição preventiva nas quilometragens recomendadas pelo fabricante do veículo, em geral, por volta de 50.000 km. Em uma cidade com o trânsito de São Paulo, por exemplo, ou cidades do interior, onde a peça está mais sujeita a presença de terra e lama, a durabilidade do produto fica comprometida. Por isso, é importante levar o carro a uma oficina mecânica para uma inspeção visual a cada 15 mil quilômetros rodados para avaliação do nível de desgaste da peça porque o período estipulado pelo fabricante é calculado de acordo com as condições ideais de uso do carro. A qualquer sinal de desgaste das bordas, faça a substituição e aproveite para pedir ao mecânico que analise também as polias, tensores e rolamentos auxiliares. 

Ao comprar um veículo usado, não hesite em substituir a peça, pois você não sabe ao certo qual o histórico de manutenção desse item. Na maioria das vezes, além da correia dentada também é necessário trocar o seu esticador que é composto de um rolamento que pode apresentar folgas ou mesmo travar provocando o rompimento da correia. 

Mais uma coisa: uma correia funciona silenciosamente se utilizada nos padrões sugeridos. Portanto, ruídos provenientes do motor são um sinal claro de que algo deve ser inspecionado; e pode muito bem ser a correia dentada. Um ótimo sinal para verificar se há necessidade de troca é quando, ao deixar o carro em ponto morto, a correia costuma emitir um ruído intermitente e agudo.

Correia em V e POLI V

A correia  em V ou a POLI V é utilizada para movimentar o alternador e a bomba d’água.
Ela interliga esses dois componentes do motor ao virabrequim, assim quando o motor entra em funcionamento ele gira o alternador para fornecer energia elétrica e a bomba d’água para refrigerar o motor.
A diferença entre essas duas correias e que a correia em V, tem o formato de V e se encaixa em uma polia com seu formato. É utilizada na maioria dos carros.

E a correia POLI V é utilizada em carros mais novos e importados, ela tem o formato de vários V’s pequenos um do lado do outro, que se encaixa em uma polia com seu formato.

Estas correias deverão ser verificadas conforme as correias dentadas, de preferência a cada 10.000 Kms. Se você escutar um barulho com se fosse um apito ou assobio, e sinal que elas estão gastas ou laceadas, peça para um mecânico verificar as condições dessas correias, nunca coloque nenhum produto químico, como óleo, graxa, etc. porque danificam as correias e elas podem romper.
Quando essas correias rompem, o motor não para, mas ira acender a luz do alternador no painel, dizendo que o mesmo parou de funcionar, pare o carro imediatamente, porque a bomba de água também parou de funcionar e ira superaquecer o motor, podendo danifica-lo.
Pode acontecer de a luz acender por defeito no alternador, mas na duvida é melhor parar e verificar ou pedir para um mecânico ou eletricista verificar.
Essas correias podem ser utilizadas também para acionar o ar condicionado ou a direção hidráulica, tem que ser verificadas também.
Quando a correia do ar quebra, o mesmo não vai funcionar, e o da direção hidráulica fai fazer a direção ficar dura, dificultando a manobra.
Esses são os equipamentos principais que funcionam com correias, mas pode varias um pouco de um carro para o outro, aonde podemos ter mais equipamento sendo acionados por uma mesma correia, por isso devemos ficar atendo com a manutenção dessas correias.