Este é um motor montado, com todas as peças que vimos acima.
Existe uma seqüência de funcionamentos para que o motor funcione:
1- O pistão se abaixa, ai se abre a válvula de admissão, aonde entra ar e combustível.
2- O pistão sobe comprimindo essa mistura
3- A vela solta uma faísca que faz o combustível inflamar e explode empurando o pistão para baixo.
4- A válvula de escape se abre e os gases saem e vão para o escapamento.
Esta seqüência e feita quatro vezes por volta, para a maioria dos motores, os chamados de quatro cilindros, cada seqüência dessa e responsável por ¼ de volta do motor, após quatro seqüência dessas o motor da uma volta completa.
O responsável por enviar combustível para o motor é o carburador ou a injeção eletrônica.
Existem vários tipos de carburadores, um para cada tipo de motor, e por ele que também é aspirado o ar para dentro no motor.
Os carburadores foram muito utilizados nos carros, mas depois foram substituídos pela injeção eletrônica que é mais eficiente e econômica, e polui menos.
O carburador joga combustível em somente um ponto, e esse combustível é aspirado para dentro da câmara de combustão.
As primeiras injeções também eram assim, chamadas de monoponto, agora só existem as multiponto que jogam o combustível direto em cada câmara de combustão, significa que se tem 4 ou mais bicos ejetores de combustível.
injeção monoponto, parece um carburador, mas o funcionamento e diferente, tendo apenas um bico para injeção de combustivel.
A injeção multiponto de varios bicos para injeção de combustivel
Em outro tópico explicaremos o funcionamento da injeção eletrônica.